terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os 10 mandamentos para a família, um resumo

Por Adrian Rogers
Resumo feito por Enrico Pasquini do primeiro capítulo do livro "Os 10 mandamentos para a família", Ed. Vida Nova.

 "Amor marital + compromisso absoluto e confiança gera uma doce intimidade que é sublime"
-- R. Kent Hughes

Em Ex 20.14, a Palavra de Deus, sem gaguejar, sem engasgar, sem se desculpar e sem transigir, declara: " Não adulterarás".

As gerações vão e vem mas os mandamentos permanecem firmes. Quando se trata do padrão de Deus de pureza moral, é hora de lembrarmos que as leis de Deus não precisam ser emendadas ou revisadas.

Por isso, quando Deus diz "não adulterarás", precisamos escrever essa lei em nossos corações. Se a Lei de Deus estiver apenas do lado de fora, será uma regra, um regulamento, uma restrição. Mas, se estiver no interior, se a justiça da Lei for cumprida dentro de nós, aí a Lei de Deus nos traz liberdade e livramento.

A Grande Muralha da China foi construída durante muitos anos para manter os inimigos do norte longe. Ela era tão larga que as carruagens de guerra podiam trafegar por cima. Mas a Grande Muralha da China não conseguiu manter os inimigos longe da China. Sabe por que? Tudo que o inimigo precisou fazer foi subornar o porteiro. Apesar daquela enorme muralha, havia um inimigo do lado de dentro que deixou que o inimigo do lado de fora entrasse. Assim acontece conosco. O porteiro do nosso coração está do lado de dentro. Este porteiro precisa ser fiel às muralhas da restrição, as leis da Palavra de Deus. Caso contrário, de nada valerá.

Um mandamento totalmente abrangente


    O sétimo mandamento diz respeito a toda sorte de imoralidade. O que ele diz, em poucas palavras, é que todo envolvimento sexual fora do casamento, seja ele pré-marital ou extramarital, é um pecado grave contra o Deus todo-poderoso.

    O mundo sugere uma "nova moralidade", afrontando e desafiando assim os mandamentos de Deus, conforme a imoralidade de toda sorte sai do armário e vem para os holofotes públicos.

    Mas Deus não Se deixa zombar (Gl 6.7). Ele não cancelou Seus estatutos. O sétimo mandamento é repetido e reforçado em todo o Novo Testamento. "Não adulterarás" (Mt 19.18); "E não pratiquemos a imoralidade" (1 Co 10.8); "Fazei pois morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria" (Cl 3.5); "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição" (1 Ts 4.13).

    Tantos de nós que temos filhos e netos estamos nos perguntando com quem eles se casarão. Será que haverá uma pessoa sexualmente pura disponível para que se casem? Precisamos ensinar nossos filhos a serem a pessoa correta. Se forem a pessoa certa, terão esperança bem maior de encontrar outra pessoa correta.


A Situação dos casamentos modernos

    Chegamos ao ponto em que é muito mais descomplicado conseguir uma certidão de casamento do que uma carteira de motorista. Pense nisso: tudo que você precisa fazer para se casar é pagar, requerer a certidão, esperar alguns dias, e ter alguém para pronunciar as palavras que declaram você casado. Mas quando o jovem vai tirar sua carteira de motorista, ele precisa estudar um manual extenso e passar no teste.

    Em outras palavras, para obter uma carteira de habilitação, os jovens precisam saber alguma coisa. Imagine só o que poderia ocorrer com os casamentos de hoje se casais de noivos tivessem que estudar um manual sobre casamento, a Palavra de Deus, quando entrassem com o pedido da certidão de casamento, e aí tivessem que passar horas com instrutores, casais mais velhos que pudessem ajudá-los a começar com o pé direito.

    E o que dizer dos "carros" que já trombaram? Precisamos de um coração cheio de amor e bondade, permitindo que essas pessoas machucadas saibam que nossos corações e nossas igrejas estão abertos para eles. A Palavra de Deus tem algo a dizer a eles. Deus lhes ama. Eles precisam saber que Deus é um Deus que perdoa e restaura através de Jesus Cristo, e que não guarda rancores. Eles precisam de alguém que se coloque ao lado deles e lhes ajude a cuidar dos ferimentos.

    As leis do casamento deveriam mudar. Deveria ser mais difícil conseguir o divórcio. O diabo parece ter concentrado toda a artilharia infernal contra nossos lares.

    Precisamos fazer com que os casais mais jovens da igreja gastem tempo com os casais mais experientes. Precisamos também ensinar e incentivar os adolescentes e jovens adultos solteiros a se manter sexualmente puros.

    Podemos quebrar o ciclo de casamentos esfacelados mostrando aos jovens como ter um casamento temente a Deus. Temos a responsabilidade, perante Deus, de ajudar outras pessoas a se preparar para o casamento.

O plano de Deus para o casamento

    Qual é o plano de Deus para o casamento? "Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2.21-24).

    A prioridade do casamento


        Os verbos "deixa" e "se une" em Gn 2.24 nos dizem que o casamento tem a mais alta prioridade. A mais alta prioridade na família não entre pais e filhos ou entre filhos e pais, mas entre os cônjuges. A união permanente do casamento tem precedência sobre a tarefa temporária de criar filhos. Portanto, nós, como pais, precisamos preparar nossos filhos para nos deixar, assim como a águia agita seu ninho quando já é tempo de seu rebento ir embora. Muitos pais não querem ter um ninho vazio. E isso é um erro.

    A permanência do casamento

        Repare como Gn 2.24 ensina a permanência do casamento também. A Bíblia diz que um homem "se une à sua mulher". A palavra hebraica tem a idéia de ajuntar ou colar as duas coisas juntas. Não são os parceiros no casamento que se colam um ao outro. É Deus que faz isto.

        Casamento é permanente. Casamento é "até que a morte nos separe".

        As pessoas dizem: "Nós nos divorciamos porque tivemos problemas". Pois eu tenho novidades para elas: pessoas casadas e divorciadas tem, basicamente, os mesmos tipos de problemas. A diferença não são os problemas. A diferença reside no compromisso de solucioná-los.

        O divórcio é o único jogo em que os dois jogadores saem perdendo.

    O propósito do casamento

        Gn 2.24 também fala do propósito do casamento: "Tornando-se os dois uma só carne". Significa que serão "uma só carne" emocional e espiritualmente. 

        O casamento é o romance em que tanto o herói quando a heroína morrem no primeiro capítulo. Mas não tem problema porque ambos se tornam uma nova pessoa. O casamento é como um violino. Um violino sem o arco não produz música. Um arco sem violino também não produz música. Mas, quando se juntam, produzem a mais linda música. O casamento é assim. Deus pega duas pessoas e as torna uma.

        O mundo não é mais inteligente do que Deus. O casamento é mais do que para a simples propagação da raça. É para amor, consolo e alegria mútuos. Deus o ama e diz: "não adulterarás". Ele não está tentando evitar que você pratique o sexo. Ele está tentando evitar que o sexo domine você. O sexo é um presente magnifico de Deus para ser usufruído dentro do casamento. "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hb 13.4).

    O plano de Deus para o casamento inclui a prioridade do casamento, a permanência do casamento e o propósito do casamento.


O alerta de Deus quanto ao adultério

    Precisamos alertar nossos filhos acerca do dano e da decepção que surge como consequência da violação do mandamento de Deus. Não há qualquer equívoco quando Deus diz "não adulterarás". Adulterar significa "tornar impuro". Quando você adultera a pureza de ser uma pessoa solteira ou a santidade do casamento, você torna impuro algo que, para Deus, tem alto valor.

    Um pecado contra si

        O adultério é um pecado contra si mesmo. "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo" (1 Co 6.18). Não há pecado que lhe causará mais dano espiritual, psicológico e físico do que a imoralidade.

        Todos hoje fala do sexo seguro. Mas o sexo não deve ser perigoso. Deve ser sagrado. O adultério é um pecado contra o seu corpo.

    Um pecado contra o lar

        Uma das coisas mais atrozes do adultério é o que ele faz a um lar e aos filhos daquele lar. As vidas de crianças inocentes estão sendo destroçadas pelo pecado de adultério. Mães e pais que cometem adultério estão, na realidade, fazendo uma afirmativa devastadora a seus filhos de quão pouco valor o cônjuge traído possui, e quão insignificante a fidelidade é para quem traiu. Estão também comunicando a seus filhos que a honra e o compromisso não são, nem de longe, mais importantes que o prazer temporário. Um pai adúltero ou uma mãe adúltera está dizendo para seus filhos que o prazer é mais importante para ele ou ela do que os próprios filhos. Isso é algo duro de se ouvir, mas é a pura verdade.

    Um pecado contra a Igreja

        "Porque nenhum de nós [a Igreja] vive para si mesmo, nem morre para si" (Rm 14.7). "Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado" (1 Co 3.16-17).

        Quando um crente vive em imoralidade sexual, ele ou ela peca contra o Corpo de Cristo. Que Deus nos livre disso!

    Um pecado contra a nação

        O grande historiador inglês Edward Gibbon, que escreveu O declínio e a queda do Império Romano, disse que a imoralidade foi a força principal que fez com que o poderoso império ruísse. Os historiadores também nos dão conta de que a imoralidade foi o pecado que destruiu impérios antigos, como os da Grécia, do Egito e da Babilônia.

        Neste momento, as torrentes de ira de Deus estão batendo forte contra a barragem de sua misericórdia. Uma dia a barragem irá ceder às águas do juízo de Deus.

        "Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel" (Dt 22.22).

        Deus orientou para que abandonassem as coisas maglinas para que a nação de Israel pudesse sobreviver. O inimigo do lar é o inimigo da sociedade, e as pessoas que tratam o sexo de forma leviana tratarão os outros seres humanos com leviandade também. A imoralidade pode fazer ruir uma sociedade inteira.

    Um pecado contra Deus       

         É o Deus todo-poderoso que diz: "Não adulterarás". Quando Davi cometeu adultério, ele foi sábio o suficiente para orar no Salmo 51.4: "Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mal perante os Teus olhos".

        Em Provérbios 6.32: "O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa". Porque o adúltero quer arruinar-se? Porque ele pecou contra Deus. Os Dez Mandamentos não são mero conselho. São leis santas, e a penalidade e as consequências por desobedecê-los são certamente as mais sérias.

        "Nem impuros... nem efeminados, nem sodomitas... herdarão o reino de Deus" (1 Co 6.9-10).

        "Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus" (Ef 5.5).

        "Quanto, porém ... aos impuros... e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Ap 21.8).

        Não importa quanto possamos torná-la atraente ou fascinante, Deus diz que a imoralidade é um pecado contra ele.

        De acordo com Rm 2.5, qualquer um que peca com um coração teimoso e que não se arrepende está "acumulando contra si mesmo a ira de Deus".


Um modelo do mandamento de Deus

    Precisamos ensinar a nossos filhos o padrão de pureza de Deus. Precisamos dar o modelo de pureza sexual perante os nossos filhos.

    Não importa qual seja o seu pecado ou fracasso, Ele perdoará e não guardará rancor - a conversão é o primeiro modelo necessário para os filhos.

    Um segundo aspecto do modelo é a dependência. Permita que seus filhos enxerguem que você não apenas colocou sua confiança em Cristo, mas que você depende dEle diariamente na busca de forças para se manter puro em seu casamento e em seus relacionamentos.

    O terceiro componente no modelo de pureza sexual é a devoção. Derrame seu amor por Cristo e por sua família. O amor de Deus não é uma simples emoção que você liga e desliga. Quando um homem me procura e diz "vou me divorciar da minha esposa porque não a amo mais", esse tal não recebe nem um pouco de simpatia da minha parte. Por que? Porque amor é uma decisão, e não um impulso emocional sobre o qual não se tem controle. Qualquer um pode escolher amar.

    Quando a Bíblia diz: "Maridos, amais vossas mulheres" (Ef 5.25), isto não é uma sugestão. Nós podemos decidir amar.

    Desenvolvimento é o quarto passo no modelo de pureza perante os nossos filhos. Permita que seu amor continue a crescer. O amor precisa ser cultivado e nutrido para crescer.

    Homens, jamais comecem a flertar com outra mulher. E jamais parem de flertar com sua esposa.

    O próximo aspecto de sermos modelo de piedade, de temor a Deus, é a disciplina. Cuidado com quem você anda. Amigos que lhe instigam a pecar não são amigos. Cuidado com o que você coloca diante dos seus olhos. Cuidado com o que você vê. "Aquele que não deseja cair não deve andar por lugares escorregadios". Naquela época eu precisava desta palavra de cautela, e continuo precisando. E você também. A Bíblia diz: "Fugi da impureza" (1 Co 6.18). Tem que haver disciplina em sua vida.

    Por fim, você precisa de determinação para ser o tipo de exemplo necessário. Tome a decisão de que você vai ser fiel a Deus e ao seu cônjuge. Eu não preciso decidir se vou ou não ser fiel à minha esposa cada vez que saio da cidade, ou que ligo a TV, etc. Por que? Eu já tomei minha decisão quanto a isso. Não digo isso para ser arrogante. Estou simplesmente dizendo que meu coração está fixo no Senhor.

    Diga como Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.15).

    O plano de Deus, o mandamento de Deus, é a pureza, tanto dentro quanto fora do casamento. Se você fracassou, Deus perdoará se você a Ele se achegar com um coração aberto e arrependido.

    O primeiro milagre que o Senhor efetuou foi num casamento (Jo 2.1-11). A boa nova é que Ele continua fazendo milagres em casamentos hoje! Tome a decisão e assuma a determinação de se manter puro perante Deus, e veja só quanto Ele lhe abençoará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário